25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

AFONSO - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Inês Pires Gonçalves
Avós de Jerônima Gonçalves
Bisavós de Jerônima Francisca
Terceiros Avós de Torcato Vieira
Quartos Avós de Antonio Vieira
Quintos Avós de José Vieira da Silva
Sextos Avós de Luiz Antonio Vieira da Silva
Sétimos Avós de Luiza Rita Vieira da Silva e Sousa
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Nonos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Décimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Décimos Primeiros Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Segundos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARGARIDA AFONSO. Nascida por volta de 1560, em São Torcato. Falecida em 15 de Janeiro de 1581.

Casada, por volta de 1580, com PEDRO VICENTE DO SOUTO. Nascido por volta de 1560, em São Torcato. Falecido em 3 de Dezembro de 1606.


Na pousadas do tabelião apareceu Pedro Vicente viúvo lavrador morador no casal do Souto sito na freguesia de São Torcato e Francisco Gonçalves lavrador morador no casal da Ribeira da freguesia de São Lourenço de Riba de Selho e por eles foi dito que eles estavam concertados e contratados de casarem Francisco Gonçalves filho dele Francisco Gonçalves com Catarina Pires filha dele Pedro Vicente e de sua mulher Margarida Afonsa defunta […] lhe dotam em dote e casamento o seguinte: comvem a saber disse ele Pedro Vicente que ele possui por título de prazo o dito casal do Souto de que é senhorio proprietário o cabido a quem se paga a renda delle dota e doa em casamento ao dito Francisco Gonçalves filho dele Francisco Gonçalves com sua filha Catarina Pires o dito casal da maneira seguinte: viverão todos juntamente no dito casal pagando a renda e os gastos de todo o monte haverá cada um a metade das novidades que Deus der e a grangearão todos entre eles, (…) a metade da dita ametade de terra ficará para as filhas Maria, Inês e Senhorinha e hua casa que está no monte junto da barroqua e lhe semearão hum alqueire e meio de linhaça e elas darão o esterquo que tiverem e lhe darão dous castinheiros e pagarão a renda um tostão em cada ano enquanto forem solteiras e casando algua delas o não pessuirá e nem as solteiras e por seus falecimentos ficará o dito casal (…) e ele Francisco Gonçalves dotava ao dito seu filhos e a Catarina Pires um boi que valha três mil reis e uma vaca que valha outros três mil reis e dois alqueires de centeio e um porco por dia de São Miguel e hum vestido preto de vinte e nove (…)e sainho perfeito e disse ele Francisco Gonçalves que dava a ele Pedro Vicente por via do dito dote dezanove mil reis (…) e ele esposado se obrigava a dar a Catarina Fernandes (…) e disse ele Pedro Vicente ter recebido do dele Francisco Gonçalves o dito dinheiro e (…) e eles esposado.

Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

1.1 Inês Pires Gonçalves que segue.

1.2 Maria Pires Gonçalves. Falecida em 10 de Junho de 1609. Dote: A metade da dita a metade de terra ficará para as filhas Maria, Inês e Senhorinha. Casada, em 8 de Janeiro de 1571, com João Pires, natural de São Torcato. Com Geração.

1.3 Senhorinha. Dote: A metade da dita a metade de terra ficará para as filhas Maria, Inês e Senhorinha.

1.4 Catarina Pires. Dote: Foi dotada pelo pai em 16 de Agosto de 1589. Casada com Francisco Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves.

2. INÊS PIRES GONÇALVES casada, 20 de Fevereiro de 1599, em São Torcato, com JOÃO GONÇALVES, Patriarcas da Família Gonçalves.

Pesquisa
Rui Faria

Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário