25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

FERNANDES III - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Jeronima Fernandes
Avós de Antonio Vieira
Bisavós de José Vieira da Silva
Terceiros Avós de Luis Antonio Vieira da Silva
Quartos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Quintos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Sextos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Sétimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Oitavos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

***
Casal de Cima do Selho
Relativamente a Torcato Vieira, tal como a mãe também não deve ter ficado imune às dificuldades, contudo a sua condição masculina, escudava-o melhor face à situação de excluído na sucessão da propriedade. Sem domicílio fixo conseguiu arranjar consorte no Casal de Cima de Selho, mas Jerónima Fernandes, era o quarto dos cinco filhos de João Francisco, Senhor do Prazo de Cima de Selho e de sua mulher Jerónima Fernandes, também ela excluída na sucessão da propriedade de seu pai. Ao casamento, realizado a 25 de Fevereiro de 1702, levava já Jerónima vida no ventre, tendo fixado residência no casal de Cima de Selho, à sombra e na dependência do seu proprietário, Domingos Fernandes, seu irmão e herdeiro privilegiado de seu pai. Aí baptizam o primogénito António Vieira a 13-Ago-1702.

Após o nascimento de António, e muito provavelmente por razões económicas o casal abandona a fazenda de Cima de Selho. A busca de trabalho sazonal estaria na base desta decisão. Sem terra sua para trabalharem, esta seria a única opção que lhes restava. Mudam-se então para a freguesia vizinha de Aldão (São Mamede), fixando residência no lugar da Bouça. Aí nasce o segundo filho do casal, João a 07-Jul-1705. A instabilidade domiciliária mantém-se, residem em Campos [local provável de naturalidade de António Vieira] a 30-Out-1708 quando nasce José Vieira casado em São Paio, Guimarães, a 10-Nov-1728 com Catarina da Silva do Espírito Santo, natural de Travassós (São Tomé), Fafe, filha de Francisco Manuel e de sua mulher Apolónia Francisca. Já a 06 de Outubro de 1711 residiam na Estrada, quando nasce o quarto filho do casal Ana. Após esta data as fontes silenciam-se quanto às referências ao casal.

Rui Faria
Universidade do Minho


1. JOÃO FRANCISCO DE ALMEIDA. Senhor do Prazo de Cima do Selho. Nascido por volta de 1630, em São Torcato. Falecido em 3 de Outubro de 1688.

Filho de Gervásio Francisco e de Dona Maria Francisca. Neto paterno de Gonçalo Jorge e Maria Jorge Martins. Neto materno de Gonçalo Pires e de Dona Maria Francisca.

Bisneto paterno de Jorge Anes e Catarina Anes. Bisneto materno de Vasco Dias. Terceiro neto materno de Sebastião Gonçalves. Quarto neto materno de Gonçalo Álvares e Margarida Gonçalves.

Casado, em 16 de Abril de 1670, em São Torcato, com JERÔNIMA FERNANDES. Nascida por volta de 1650. Falecida em 1703.


Filha de Domingos Fernandes e de Dona Damásia Gomes. Neta materna de Belchior Fernandes e de Dona Filipa Gomes. Bisneta materna de Isabel Gomes.

Foram Pais de:

1.1 Domingos Fernandes. Nascido em 16 de Outubro de 1672. Falecido em 7 de Maio de 1707. Herdeiro privilegiado de seu pai no Casal do Selho de Cima. Casado, em 30 de Janeiro de 1697, com Catarina Martins, nascida em 7 de Maio de 1673, em São Torcato, e falecida em 6 de Agosto de 1736, filha de Pedro Jorge, falecido em 19 de Novembro de 1714, e Jerónima Martins, nascida em São Torcato, e falecida em 6 de Novembro de 1702. Com Geração.

1.2 Simão Francisco. Nascido em 24 de Abril de 1675, em São Torcato. Falecido em 5 de Junho de 1749. Casado, em 31 de Julho de 1712, com Francisca Martins, nascida em 7 de Janeiro de 1686, em São Torcato, e falecida em 16 de Maio de 1720, filha de Francisco Martins e Marinha Lopes. Com Geração.

1.3 Maria Fernandes de Almeida. Nascida em 22 de Fevereiro de 1678, em São Torcato. Casada, em 10 de Abril de 1706, com Caetano Vieira Lemos, nascido em Eira Vedra, Vieira, Minho. Com Geração.

1.4 Jerônima Fernandes, que segue.

1.5 Catarina Francisca Almeida. Nascida em 7 de Maio de 1684, em São Torcato. Falecida em 19 de Novembro de 1731. Casada, em 21 de Agosto de 1712, com Tomé Silva, natural de Oliveira, Santa Maria, e falecido em 27 de Novembro de 1760. Com Geração.

2. JERÔNIMA FERNANDES casada com TORCATO VIEIRA, Patriarcas da 2ª Geração da Família Vieira, de São Torcato.


Pesquisa

Rui Faria

Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário