25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

ANES II - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Jorge Martins
Avós de Gervásio Francisco
Bisavós de João Francisco de Almeida
Terceiros Avós de Jerônima Fernandes
Quartos Avós de Antonio Vieira
Quintos Avós de José Vieira da Silva
Sextos Avós de Luiz Antonio Vieira da Silva
Sétimos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Nonos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Décimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Décimos Primeiros Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Segundos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
Cara Anamaria,
De modo algum... Nem pense alterar seja o que for! Acho o seu blog o máximo! Demasiado interessante para ficar sem informação. Devo confessar que nos últimos dias, muito por incentivo seu, consegui ascender mais uma geração na genealogia dos Abreus, num daqueles tropeções fortuitos que nos deixam deveras entusiasmados. Quando lhe enviei os dados, desconhecia qual dos elementos do casal carregava o apelido Abreu. Pois bem, de momento estou em condições de lhe informar que o apelido foi veiculado pelo Sebastião Gonçalves (de Abreu) com prova documental.

Quanto a Antonio Velho e Catarina de Almeida, não excluí de todo a hipótese de João Francisco de Almeida descender da Quinta da Portela, apenas reservo o fato de outras casas carregarem o apelido em períodos temporais coincidentes.

Relativamente a Gervásio Francisco cá vão as minhas suspeitas:

Era natural do Casal do Sisto, descendia de uma das mais ricas e abastadas famílias da freguesia na época. Não fazia idéia da riqueza desta casa, apenas hoje ao consultar o dote de casamento de uma filha do Casal do Sisto, Isabel Jorge, que casou com Bartolomeu Ferreira, descobri que esta foi dotada com cento e vinte e quatro mil reis! Nesta época, um bom dote rondava os 30 a 50 mil reis, qualquer lavrador com título de prazo aspirava um dote dentro destes valores, pois era tido como um bom dote. Dotes com valores acima apenas estavam reservados aos lavradores ricos e abastados, aos mercadores e oficiais com bons negócios e aos nobres.

Isabel Jorge era filha de Jorge Anes e de sua mulher Catarina Anes, Senhores do Casal do Sisto. Seus pais tiveram, além dela, pelos menos mais dois filhos: Gonçalo Jorge e Maria Jorge Martins.

Rui Faria
Universidade do Minho

1. JORGE ANES. Senhor do Casal do Sisto. Nascido por volta de 1550, em São Torcato. Falecido em 18 de Agosto de 1600.

Casal do Sisto
Gervásio Francisco era natural da Casal do Sisto, descendia de uma das mais ricas e abastadas famílias da freguesia na época. Não fazia ideia da riqueza desta casa, apenas hoje ao consultar o dote de casamento de uma filha da Casa do Sisto, Isabel Jorge, que casou com Bartolomeu Ferreira, descobri que esta fora dotada com cento e vinte e quatro mil reis!!! Nesta época, um bom dote rondava os 30 a 50 mil reis, qualquer lavrador com título de prazo aspirava a um dote dentro destes valores, pois era tido como um bom dote. Dotes com valores acima apenas estavam reservados aos lavradores ricos e abastados, aos mercadores e oficiais com bons negócios e aos nobres. Para ter uma idéia do quão raro era este valor segue um quadro que apresentei no último Congresso em que estive, faz uma divisão de dotes por valor monetário para a área de Guimarães entre 1539 a 1590.

Isabel Jorge era filha de Jorge Anes e de sua mulher Catarina Anes senhores do Casal do Sisto. Seus pais tiveram, além dela, pelo menos mais dois filhos: Gonçalo Jorge e Maria Jorge Martins casada com Gonçalo Jorge, natural da freguesia de Garfe (São Cosme Damião), filho de Jorge Anes e de sua mulher Ana Jorge. Este último casal baptizou a 10-Dez-1598 a Jervaz, crismado a 1605. Suponho este Jervaz, o Gervásio Francisco seu antepassado.

Rui Faria
Universidade do Minho


Casado com CATARINA ANES, Senhora do Casal do Sisto. Nascida por volta de 1550. Foram Pais de:

1.1 Gonçalo Jorge

1.2 Maria

1.3 Isabel Jorge. Nascida em São Torcato. Falecida em 17 de Agosto de 1595. Dote: Recebeu 124 mil réis de dote, uma fortuna para a época. Casada, em 27 de Janeiro de 1591, com Cosme Ferreira, em 2ª Núpcias dele, nascido em 4 de Setembro de 1576, em São Torcato e falecido em 9 de Agosto de 1612. Filho de Bartolomeu Ferreira e Isabel Pires.

1.4 Maria Jorge Martins que segue.

2. MARIA JORGE MARTINS casada com GONÇALO JORGE, Patriarcas da Família Francisco.
Pesquisa
Rui Faria
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário