25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

GASPAR DAS NEVES - Maranhão

DESCENDÊNCIA
Pai de Mariana das Neves
Avós de Phillipe Marques da Silva
Bisavós de Mariana das Neves
Terceiros Avós de José Antonio Gomes de Sousa
Quartos Avós de Maria Clara Gomes de Sousa
Quintos Avós de Luiza Rita Vieira da Silva e Sousa
Sextos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Sétimos Avós de Fernando Luiz Vieira Ferreira
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Nonos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOÃO GASPAR DAS NEVES. Nascido por volta de 1630.

Provável filho de Domingos Gaspar Neves, de Açor, Covilhã, e Isabel Fernandes, do Padrão.

Prezado Senhor Manuel,
Encontrei uma referência a Manuel Gaspar Neves casado com Catarina Vaz de Carvalho no fórum da Geneall. Net. Acredito que sejam meus décimos avós. O senhor tem a descendência do casal?
Grata
Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Cara Senhora Ana
A única coisa que tenho, é o seguinte:

1-Catarina Vaz de Carvalho casou no Louriçal em 11-02-1662 com Manuel Gaspar Neves, do Mourelo, filho de Domingos Gaspar Neves, de Açor, Covilhã e de Isabel Fernandes, do Padrão.

2- Dr. Manuel Gaspar, Beneficiado.
2-Maria Vaz de Carvalho que segue.
2-Joana Vaz de Carvalho solteira.

2- Maria Vaz de Carvalho ou Maria Vaz Neves Machado casou em São Vicente da Beira em 25-04-1706 com Francisco Luís Esteves (nascido cerca de 1681). Capitão-mor de São Vicente da Beira, filho do Capitão António Francisco Canhoto e de Maria Martins Esteves, de Peraboa, neto paterno de Francisco Luís e de Ana Gonçalves, da Capinha e materno de António Esteves e de Domingas Esteves, de Peraboa. Faleceu em São Vicente da Beira em 13-11-1726 sg.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Em um único documento é citado como pai de Mariana das Neves, nossa 9ª Avó: “Fidalgos e Barões”, de Milson Coutinho.

Apenas pela coincidência do nome do Mestre e do patacho: N. Sra. das Neves.


Documentos históricos‎ - Página 449 de Biblioteca Nacional (Brazil)
Arquivo Nacional (Brazil), Brazil. Ministério da Educação e Cultura – 1935
Registo do Alvará por que se concede licença a João Gaspar Mestre do Patacho Nossa Senhora das Neves e Santa Catharina para carregar para a Costa da Mina e Ilha... que havendo respeito ao que por parte de João Gaspar Mestre...
Casado por volta de 1650 com DESCONHECIDA.

Foram Pais de:

1.1 Mariana das Neves que segue.

1.2... das Neves. Provável Pai de:


1. Manoel Gaspar Neves. Escrivão. 2º do Nome. Escrivão da Fazenda e Almoxarifado do Maranhão por Alvará de 1743: Manuel Gaspar Neves. 16/05/1743. Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 34, fl.15. Alvará. Escrivão da Fazenda e Almoxarifado do Maranhão. Em 1745 renuncia ao ofício: Manoel Gaspar Neves. 14/06/1745. Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 34, fl.15. Alvará. Renúncia de ofício de Escrivão da Fazenda da Cidade do Maranhão. Homem de Governança: Citado como Capitão e Juiz Ordinário do Maranhão: ... Mesmo o Capitam Manoel Gaspar Neves, juis ordinário que foi desta cidade, que isto souberam, por que indo procurar o Capitam Diogo Pedro seo marido viram estar o companheiro na sala afora, e as negras lhe disseram que só sua senhora... (O Santo ofício da inquisição no maranhão: a inquirição de 1731‎ de Anita Novinsky - 2006 - 120 páginas). Recebeu carta de sesmaria no Maranhão e no Pará: Manuel Gaspar Neves. 16/03/1729. Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 20, fl.259. Carta. Sesmarias no Estado do Maranhão. // Annaes da Bibliotheca e Archivo Públicos do Pará‎ - Página 115 de Biblioteca e Arquivo Públicos do Pará – 1904: 1647 — Manoel Gaspar Neves. Riacho da Cruz, campos do ... Conf. 16 de Março de 1729. Liv. 4, pag. 177. 1648 — Manoel Gaspar Neves. // Catálogo dos manuscritos avulsos relativos ao Maranhão existentes no Arquivo ...‎ - Página 82 de Caio César Boschi, Jomar Moraes, Fundação Cultural do Maranhão, Academia Maranhense de Letras, Arquivo Histórico Ultramarino (Portugal), Projeto Resgate de Documentação Histórica "Barão do Rio Branco." - 2002 - 662 páginas: 01720 A729 Fevereiro 8 - REQ. de Manuel Gaspar Neves ao rei D. João V, em que solicita C. de confirmação de data de sesmaria nos campos do rio Iguará. Alugou casas de morada para um seminário: ... numa morada de casas que alugaram para esse eleito ao capitão Manoel Gaspar Neves e depois a... Briga pela Posse de Índios: 12 de Junho de 1736. Carta de Gaspar Neves para o Ouvidor geral da Capitania do Maranhão, Matias da Silva e Freitas, sobre a interferência do governador da Capitania do Maranhão, João da Maia da Gama, na execução do processo de partilhas, e ainda com referência à necessidade de manter as liberdades dos índios... (Manuscritos do Maranhão – AHU – ACL – Cu – 989 Caixa: 15 – Documento 01517). Foi dono da mameluca Joana, mãe de Ana: ... por nome Joanna que foy do defunto Manoel Gaspar Neves // Declaro que tenho minhas contas com meos ...(Cripto maranhenses e seu legado‎ - Página 141 de Antonia da Silva Mota, Kelcilene Rose Silva, José Dervil Mantovani - 2001 - 493 páginas) Com Geração.

2. Josefa Joaquina Gaspar Neves. Prova Documental: Em parágrafo do Testamento de Felipe Marques da Silva, filho do Mestre de Campo Antonio Gomes de Sousa e Mariana das Neves: A viúva do defunto Francisco da Serra Freire, filho do falecido Joam Gaspar Neves se lhe dará esmolla de trezentos mil reis e sendo esta falecida se devidirá a referida quantia pelos filhos e se dará a huma filha ditta que se acha em caza do seu Avou Alexandre da Serra Freire, cujo determinado o meu testamenteiro resolverá o que entender de mais equidade. (Casa dos Belfort - John Wilson da Costa). Casada por volta de 1780, com Francisco da Serra Freire, filho de Alexandre da Serra Freire: 3-2 Joaquim Raimundo Nunes Belfort, natural de S.Luiz (Liv.Bat.Itapicurú nº2, fls.189.Casou-se com D.Maria Madalena Serra Freire, filha de Francisco da Serra Freire e de D.Josefa Joaquina Gaspar Neves, em S.Luiz a 9-7-1809 (Livro n.7 fls.40); s.d. - Casa dos Belfort - John Wilson da Costa). Com Geração.


2. MARIANA DAS NEVES casada, por volta de 1670, com JOÃO FRANCISCO DA SILVA, Patriarcas da Família Marques da Silva, do Maranhão.

Genealogia Maranhense
John Wilson da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário