25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

DIAS - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Gonçalo Pires
Avós de Maria Francisca
Bisavós de João Francisco de Almeida
Terceiros Avós de Jerônima Fernandes
Quartos Avós de Antonio Vieira
Quintos Avós de José Vieira da Silva
Sextos Avós de Luiz Antonio Vieira da Silva
Sétimos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Nonos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Décimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Décimos Primeiros Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Segundos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. VASCO DIAS. Senhor do Casal de Cima do Selho.

Pesquisa
Ainda esta semana ao estudar a ascendência de António Gomes de Sousa, pai de Dona Luísa Rosa de Meireles e Bragança, fui direccionado ao Casal de Cima de Selho, especificamente a Pedro Jorge e sua mulher Jerónima Gonçalves Martins, avós de Senhorinha de Oliveira por parte de seu pai João Martins casado com Maria Fernandes de Oliveira.

Ao casamento de Pedro Jorge e Jerónima Gonçalves Martins o pároco não nomeia os pais dos nubentes, pelo que estava com dificuldades em avançar. Para uma ajuda possível consultei o Livro de Privilégios de Nossa Senhora da Oliveira, disponível o PDF no site da Casa Sarmento. Aí mal situado na freguesia de São Mamede de Aldão, encontramos o Casal de Cima de Selho que diz o seguinte:

«Freg.a de D. Mamede de Aldaõ em q há dois cazais e três cazeiros: 1º Cazal de Riba de Selho em que mora Vasco Dias ora Gervaz Fran.co (2) hora Pedro Jorge ora João Martins seu f.o em 8 de Março de 1706. Ora António Gomes de Sousa aos 16 de Setembro de 1751. Ora António José Gomes de Sousa seu filho aos 24 de 9bro de 1806. Este casal está na freg.a de S. Trocade fora do Couto nos limites della e de S. Mamede de Aldão».

Como vemos por esta nota o primeiro proprietário conhecido do casal de Cima de Selho foi Vasco Dias, provável pai ou avô de Gonçalo Pires, Senhor do dito Casal de Cima de Selho casado na freguesia de Santa Maria de Atães, com Maria Francisca, nascida na dita freguesia no Casal do Telhado. Era filha de Sebastião Gonçalves, Senhor do dito Casal do Telhado e de sua mulher. Neta paterna de Gonçalo Álvares e de sua mulher Margarida Gonçalves.

Por esta via como se pode ver não encontramos qualquer vestígio de apelido Martins. Assim, questionei-me, de onde provinha o apelido Martins que Jerónima Gonçalves Martins [filha de Gervásio Francisco e sua mulher mulher Maria Francisca] casada come Pedro Jorge, propagou aos seus descendentes? Se não o encontrava por via de Maria Francisca sua mãe, só poderia provir por via de Gervásio Francisco. Caso este corresponda ao Gervásio filho de Gonçalo Jorge e Maria Jorge Martins compreende-se a origem do apelido Martins.

Rui Faria
Universidade do Minho

Casado com DESCONHECIDA.

Foram Pais de:

1.1 Gonçalo Pires, que segue.

1.2 Pedro Jorge. Falecido em 19 de Novembro de 1714. Casado, em 6 de Junho de 1664, com Jerônima Gonçalves Martins, nascida em São Torcato e falecida em 6 de Novembro de 1702. Com Geração.

2. GONÇALO PIRES casado com MARIA FRANCISCA, Patriarcas da Família Francisco de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário