25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


sábado, 31 de julho de 2010

FERNANDES II - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Jerônima Fernandes
Avós de Jerônima Fernandes
Bisavós de Antonio Vieira
Terceiros Avós de José Vieira da Silva
Quartos Avós de Luis Antonio Vieira da Silva
Quintos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Sextos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Sétimos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Nonos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
O Apelido Almeida
Jerônima Fernandes era filha de Domingos Fernandes, sapateiro e de sua mulher Damásia Gomes do Casal da Bouça de Campos. Neta paterna de Belchior Fernandes e de sua mulher Filipa Gomes dos quais não possuímos casamento. Mas ao analisar de perto a família, verificamos que é nela que radica a origem do apelido Almeida. O irmão mais novo de Damásia Gomes, Diogo batizado a 16 de Agosto de 1610, em adulto toma o nome de Diogo de Almeida e fixa residência na cidade de Guimarães onde casa na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira a 05 de Outubro de 1635 com Maria Ferreira da Praça de Santiago. Desta feita, nesta pequena reflexão conseguimos descobrir qual a origem do apelido Almeida na sua geração! Analisando os apadrinhamentos do casal vemos a proximidade deste com os
Almeida da Portela.

Rui Faria
Universidade do Minho

1. DOMINGOS FERNANDES. 1º do Nome. Sapateiro. Nascido por volta de 1620. Falecido em 31 de Outubro de 1692.

Casado, por volta de 1640, com DAMÁSIA GOMES, nascida a 10 de Janeiro de 1606 - São Torcato. Falecida em 25 de Novembro de 1677, em São Torcato, Guimarães, aos 71 anos. Filha de Belchior Fernandes e Filipa Gomes. Neta de Isabel Gomes.

Creio que Filipa Gomes era filha de Isabel Gomes, viúva, cuja filha Maria Gomes, ou seja provável irmã de Filipa, apadrinha um baptismo do casal. Isabel deveria ser viúva de um Almeida. Esta é a minha tese que estou a tentar confirmar ou refutar.

Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

1.1. Jerônima Fernandes, que segue.

1.2 Antonia Fernandes. Nascida em São Torcato. Falecida em 5 de Novembro de 1671. Casada, em 20 de Abril de 1670, com Francisco Martins, nascido em São Torcato e falecido em 25 de Abril de 1692. Com Geração.

1.3 Maria Fernandes. Nascida em São Torcato. Falecida em 9 de Junho de 1708. Casada, em 2 de Junho de 1681, com Bento Martins, nascido em São Torcato, falecido em 26 de Maio de 1735, filho de Domingos Martins e de Dona Ângela Fernandes. Com Geração.

1.4 Margarida Fernandes. Nascida em São Torcato. Falecida em 24 de Dezembro de 1700. Casada, em 16 de Março de 1682, com Domingos Martins, nascido em São Torcato e falecido em 15 de Dezembro de 1701, filho de José Martins, nascido em 1603 e falecido em 1688, e de Dona Paula Gaspar. Com Geração.

2. JERÔNIMA FERNANDES casada 16 de Abril de 1670, em São Torcato, com JOÃO FRANCISCO DE ALMEIDA, Patriarcas da Família Fernandes III.

Fonte
Rui Faria
Universidade do Minho

Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário