25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


domingo, 1 de agosto de 2010

GOMES - Gominhães - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Filipa Gomes
Avós de Damásia Gomes
Bisavós de Jerônima Fernandes
Terceiros Avós de Jerônima Fernandes
Quartos Avós de Antonio Vieira da Silva
Quintos Avós de José Vieira da Silva
Sextos Avós de Luis Antonio Vieira da Silva
Sétimos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Oitavos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Nonos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Décimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Décimos Primeiros Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Segundos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
Creio que Filipa Gomes era filha de Isabel Gomes, viúva, cuja filha Maria Gomes, ou seja, provável irmã de Filipa, que apadrinha um baptismo do casal. Isabel deveria ser viúva de um Almeida. Esta é a minha tese que estou a tentar confirmar ou refutar.

Rui Faria

Jerónima Fernandes era filha de Domingos Fernandes, sapateiro e de sua mulher Damásia Gomes do Casal da Bouça de Campos. Neta paterna de Belchior Fernandes e de sua mulher Filipa Gomes dos quais não possuímos casamento. Mas ao analisar de perto a família, verificamos que é nela que radica a origem do apelido Almeida. O irmão mais novo de Damásia Gomes, Diogo batizado a 16 de Agosto de 1610, em adulto toma o nome de Diogo de Almeida e fixa residência na cidade de Guimarães onde casa na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira a 05 de Outubro de 1635 com Maria Ferreira da Praça de Santiago. Desta feita, nesta pequena reflexão conseguimos descobrir qual a origem do apelido Almeida na sua geração! Analisando os apadrinhamentos do casal vemos a proximidade deste com os
Almeida da Portela.

Rui Faria
Universidade do Minho
1. ISABEL GOMES. Nascida por volta de 1540. Era viva em 1606.

Casada com DESCONHECIDO.

Foram Pais de:

1.1 Filipa Gomes, que segue.

1.2 Maria Gomes. Em 10 de Janeiro de 1696 batizou a sua sobrinha Damásia Gomes
(Damásia Gomes, baptizada a 10-Jan-1606 – Padrinhos: Diogo de Almeida e Maria Gomes filha de Isabel Gomes viúva de Gominhães – Rui Faria).

2. FILIPA GOMES. Falecida em 28 de Janeiro de 1641.

Casada, por volta de 1580, com BELCHIOR FERNANDES. Natural da Freguesia de São Lourenço de Selho (Na dúvida). Falecido em 28 de Janeiro de 1629.

Não me parece que Belchior Fernandes descenda da mesma casa. Estou em crer que este era natural da freguesia São Lourenço de Selho (hoje Selho São Lourenço). Creio que Filipa Gomes era filha de Isabel Gomes, viúva, cuja filha Maria Gomes, ou seja, provável irmã de Filipa, que apadrinha um batismo do casal. Isabel deveria ser viúva de um Almeida.
Esta é a minha tese que estou a tentar confirmar ou refutar.

Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

2.1 Susana Gomes. Batizada em 8 de Março de 1589, em São Torcato. Falecida em 22 de Dezembro de 1659, aos 70 anos (Registro de Batismo: Susana, batizada a 08-Mar-1589 – Padrinhos: Pedro Francisco da Rua Franca e Maria da Formiga). Casada com Antonio Fernandes, nascido em São Torcato e falecido em 26 de Dezembro de 1663. Com Geração.

2.2 Isabel. Batizada em 4 de Fevereiro de 1591, em São Torcato
(Registro de Batismo: Isabel, baptizada a 04-Fev-1591 – Padrinhos: Pedro Fernandes da freguesia de São Lourenço de Selho e Catarina de Almeida filha de Susana de Almeida).

2.3 Angela. Batizada em 1º de Outubro de 1593, em São Torcato (Registro de Batismo: Ângela, baptizada a 01-Out-1593 – Padrinhos: Marcos Gonçalves da freguesia de São Lourenço de Selho e Senhorinha, solteira, filha de Pedro Martins da Corrundela).

2.4 Brás. Batizado em 5 de Fevereiro de 1596, em São Torcato
(Registro de Batismo: Brás, baptizado a 05-Fev-1596 – Padrinhos: Belchior Francisco da Rua Franca e Senhorinha, solteira, filha de Pedro Martins da Corrundela).

2.5 Pedro. Batizado em 11 de Novembro de 1598, em São Torcato
(Registro de Batismo: Pedro, baptizado a 11-Nov-1598 – Padrinhos: Francisco Pires da Rua Franca e Senhorinha, solteira do Rio).

2.6 Domingos Gomes. Batizado em 17 de Abril de 1603, em São Torcato (Registro de Batismo: Domingos Gomes, baptizado a 17-Abr-1603 – Padrinhos: Sebastião, solteiro, da Rua Franca e Ana Gonçalves mulher de Torcato Pires das Quintãs).

2.7 Damásia Gomes, que segue.

2.8 Diogo Almeida. Batizado em 16 de Agosto de 1610, em São Torcato (Registro de Batismo: Diogo de Almeida, baptizado a 16-Ago-1610 – Padrinhos: Ana Machado filha de António Machado da Maia da Quinta do Arrabalde dos Mieiros). Em adulto adotou o apelido Almeida.

Mas ao analisar de perto a família, verificamos que é nela que radica a origem do apelido Almeida. O irmão mais novo de Damásia Gomes, Diogo batizado a 16 de Agosto de 1610, em adulto toma o nome de Diogo de Almeida e fixa residência na cidade de Guimarães onde casa na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira a 05 de Outubro de 1635 com Maria Ferreira da Praça de Santiago.

Rui Faria
Universidade do Minho

Em 10 de Janeiro de 1696 batizou a sua sobrinha Damásia Gomes.
Damásia Gomes, baptizada a 10-Jan-1606 – Padrinhos: Diogo de Almeida e Maria Gomes filha de Isabel Gomes viúva de Gominhães. Fixou residência na cidade de Guimarães. Casado, em 5 de Outubro de 1635, na Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira com Maria Ferreira, da Praça de Santiago (Diogo de Almeida e fixa residência na cidade de Guimarães onde casa na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira a 05 de Outubro de 1635 com Maria Ferreira da Praça de Santiago).

3. DAMÁSIA GOMES casada com DOMINGOS FERNANDES, Patriarcas da Família Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário