25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


domingo, 1 de agosto de 2010

PIRES - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Francisca
Avós de João Francisco de Almeida
Bisavós de Jerônima Fernandes
Terceiros Avós de Antonio Vieira
Quartos Avós de José Vieira da Silva
Quintos Avós de Luiz Antonio Vieira da Silva
Sextos Avós de Luisa Rita Vieira da Silva e Sousa
Sétimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Oitavos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Nonos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Décimos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Décimos Primeiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
Origem da Família
Ao casamento de Pedro Jorge e Jerónima Gonçalves Martins o pároco não nomeia os pais dos nubentes, pelo que estava com dificuldades em avançar. Para uma ajuda possível consultei o Livro de Privilégios de Nossa Senhora da Oliveira, disponível o PDF no site da Casa Sarmento. Aí mal situado na freguesia de São Mamede de Aldão, encontramos o Casal de Cima de Selho que diz o seguinte:

«Freg.a de D. Mamede de Aldaõ em q há dois cazais e três cazeiros

1º Cazal de Riba de Selho em que mora Vasco Dias ora Gervaz Fran.co (2) hora Pedro Jorge ora João Martins seu f.o em 8 de Março de 1706. Ora António Gomes de Sousa aos 16 de Setembro de 1751. Ora António José Gomes de Sousa seu filho aos 24 de 9bro de 1806. Este casal está na freg.a de S. Trocade fora do Couto nos limites della e de S. Mamede de Aldão».

Como vemos por esta nota o primeiro proprietário conhecido do casal de Cima de Selho foi Vasco Dias, provável pai ou avô de Gonçalo Pires, Senhor do dito Casal de Cima de Selho casado na freguesia de Santa Maria de Atães, com Maria Francisca, nascida na dita freguesia no Casal do Telhado, filha de Sebastião Gonçalves, Senhor do dito Casal do Telhado e de sua mulher. Neta paterna de Gonçalo Álvares e de sua mulher Margarida Gonçalves.

Rui Faria
Universidade do Minho

1. GONÇALO PIRES. Nascido por volta de 1580. Falecido em 12 de Dezembro de 1627.
Filho ou neto de Vasco Dias, Senhor do Casal de Cima de Selho.

Doação (Na dúvida)
Por coincidência de nome, época, lugar acreditamos que possa ser o mesmo que doou a João Moreira, em 30 de Janeiro de 1613, um quarto do Casal do Assento:
“Pelas muitas boas obras, ceryssos e grasalhados” aceita de Gonçalo Pires, o Grato, a doação de um quarto do Casal do Assento. Doação que fez G.lo Piz a Jmº Moreya ao Dr. Tº do coarto do assento do mosteyro de São Trocade, a 30 de Janeiro de 1613. Tab. João Bertoleo
10.1.68 - Pág. 75
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Casas de Guimarães IV

Casado, em 21 de Agosto de 1595, em Atães, Guimarães, com MARIA FRANCISCA. Nascida por volta de 1580, no Casal do Telhado. Falecida em 8 de Janeiro de 1630.

Filha de Sebastião Gonçalves de Abreu, Senhor do Casal do Telhado e de sua mulher. Neta paterna de Gonçalo Álvares e de sua mulher Margarida Gonçalves.

Foram Pais de:

1.1 Bárbara. Nascida em São Torcato.

1.2 Maria Francisca, que segue.

1.3 Jerônima. Nascida em 26 de Abril de 1606, em São Torcato.

2. MARIA FRANCISCA casada por volta de 1640 com GERVÁSIO FRANCISCO, Patriarcas da Família Francisco.
Pesquisa
Rui Faria
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário