25 de Fevereiro de 1702

25 de Fevereiro de 1702
Certidão de Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes

Os Vieira - da Vila de Guimarães para o Maranhão

Foi através da Certidão do Casamento de Torcato Vieira e Jerônima Fernandes, nossos 8º Avós, realizado em 25 de Fevereiro de 1702, que encontramos o caminho de pedras que ainda temos que percorrer. Enfim, o tão esperado nome do seus pais: Antonio Vieira e Jerônima Francisca.

Os Vieira são
Família de antiga nobreza mas ainda não foi possível ligar Antonio Vieira, nosso Patriarca mais antigo, às suas origens ilustres, mas já sabemos que foi muito pouco nobre com a mulher que escolheu para mãe de seus quatro filhos: Jerônima Francisca morreu solteira e na mais absoluta miséria!

É a ela, a nossa avó Jerônima, que dedicamos esta página!


domingo, 1 de agosto de 2010

MENDES DA SILVA - São Torcato

DESCENDÊNCIA
Pais de Josefa Maria da Silva
Avós de José Vieira da Silva
Bisavós de Luis Antonio Vieira da Silva
Terceiros Avós de Luiza Rita Vieira da Silva e Sousa
Quartos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Quintos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Sextos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Sétimos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Oitavos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. JERÔNIMO MENDES DA SILVA. Barbeiro. Nascido em 3 de Dezembro de 1662, no Casal de Cortinhas, São Torcato.



Filho de Antonio da Silva e de Dona Serafina Mendes. Neto materno do Padre Jerônimo Martins e Margarida, moça solteira.


3º Quanto aos avós maternos fica claro ser Jerónimo Mendes da Silva natural de S. Torcato. O seu lugar de nascimento dentro da freguesia é que não é unânime entre as testemunhas, a maioria coloca-o como natural do Casal de Cima de Selho, outros do Casal do Souto. Mas, ao que parece, nenhum destes locais viu nascer Jerónimo Mendes da Silva. A referência que nos ajudou apurar qual o lugar de origem de Jerónimo, e como tal proceder a uma crítica da fonte, provém do relatório final redigido pelo Comissário do Santo Ofício, o Reverendo cónego Miguel da Cunha Freitas. Este apurou, muito provavelmente através de fontes escritas, que Jerónimo Mendes da Silva era natural de Cortinhas, local que nenhuma testemunha havia declarado. Comparando estes ditos com a base de dados populacional que dispomos, constatamos que, efectivamente, nem Cima de Selho nem o Souto têm residentes com os apelidos Mendes da Silva. Encontrámo-los apenas no Assento do Mosteiro e no casal de Cortinhas. Desta feita não foi difícil ir de encontro aos progenitores de Jerónimo Mendes da Silva. Durante o início da segunda metade do século XVII, dois irmãos e seus núcleos familiares residiam nas Cortinhas, eram eles Pascoal Mendes e António Mendes. Destes apenas Pascoal Mendes e sua mulher Serafina da Silva baptizam um filho de nome Jerónimo pelo que o fazemos o Jerónimo Mendes da Silva, casado com Maria Francisca e pai de Josefa da Silva

Rui Faria
Universidade do Minho


Casado, por volta de 1685, em Urgese, Santo Estevão, Guimarães, com MARIA FRANCISCA, nascida por volta de 1660, no Casal de Minhotinho, Urgeses, Santo Estevão.



Filha de Baltazar Francisco.



Foram Pais de:

1.1 Jerônimo. Nascido em 13 de Fevereiro de 1687, em Cavalinho, Urgeses, Santo Estevão, Guimarães.

1.2 Josefa Maria da Silva, que segue.

1.3 Antonio Mendes da Silva. Nascido por volta de 1690, em Urgeses (Santo Estevão). Falecido em 26 de Setembro de 1734, em Terreiro de São Sebastião, São Sebastião, Guimarães.


1.4 Domingas da Silva. Nascida em 15 de Novembro de 1692, em Sardoal, Urgeses, Guimarães. Falecida em casa de sua irmã Josefa da Silva, Minha 7º Avó. Foi mãe solteira em Azurém, São Pedro, Guimarães, de Jerônima, legatária da tia Josepha. Foi herdeira modesta de sua irmã, de quem cuidou em suas enfermidades:

Testamento de Josefa Maria da Silva
E mais deixo, que o dito meu testamenteiro / dará a minha sobrinha Jerónima filha de minha irmaã / Domingas de Soalhaes lhe dará huma cama a saber / enxeragam, e dous lencoes, e huma manta, cujos legados, / e deixas as ditas asima lhe deixo pelos bons serviços, e / assistências que me tem feito em as minhas infirmidades / e tempo, que me tem servido ambas as ditas atrás...
Rui Faria
Universidade do Minho

1.5 Violante. Nascida em 14 de Janeiro de 1695, em Sardoal, Urgeses, Guimarães.

1.6 Pedro. Nascido em 17 de Novembro de 1697, na Rua de São Francisco, em São Sebastião, Guimarães.

1.7 Agostinho. Nascido em 25 de Outubro de 1701, na Rua de São Francisco, São Sebastião, Guimarães.

2. JOSEFA MARIA DA SILVA casada em 23 de Outubro de 1721, na Freguesia de São Sebastião, com ANTONIO VIEIRA, Patriarcas da Família Vieira da Silva.

Pesquisa

Rui Faria
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário